10 março 2015

Resumo Bíblico: 1 Reis


   Vamos a mais um resumo bíblico! 

    Hoje contarei um pouco para vocês a respeito do livro de 1 Reis, que li em Janeiro deste ano. Quero relembrar que sempre coloco nos resumos aquilo que me chamou mais atenção, pois são muitos detalhes em um livro, então não dá para ficar aqui escrevendo a vida toda... E além disso, a Bíblia é tão maravilhosa e inexplicável, que você pode ler quantas vezes necessário e sempre verá algo que não viu da ultima vez que leu. Hehehe!

 --->> QUANTOS CAPÍTULOS?

 São 22 capítulos.


   --->> COMO É A HISTÓRIA?
  
  Na verdade, nesse livro existem várias histórias fantásticas! É contada a história do rei Salomão, a construção do templo de Salomão, no qual o Senhor disse que ouviria as orações. 

  Nos livros de primeira e segunda Samuel é contada a história de Davi, filho de Jessé, que se tornou rei de Israel, escolhido a dedo pelo Senhor e logo muito querido pelo povo. Mas quando ele está prestes a morrer, já velho e com dor nos ossos, um dos filhos dele Adonias, se nomeou rei. Porém, não era para ele ser rei, e sim Salomão, o filho de Davi com Bate-Seba. Então a mãe de Salomão vai até o rei, e pergunta a ele se não se recordava da promessa que havia feito, de que Salomão seria seu sucessor. E ele então jurou que seria feito aquilo que ele havia prometido: Salomão seria o próximo rei de Israel. Assim, ele foi ungido rei de Israel e Judá, pelo sacerdote Zadoque e o profeta Natã. Além disso, o rei Davi instrui Salomão, para que ele não se desvie do caminho e obedeça ao Senhor.

  Durante todo o livro fala-se do reinado de Salomão, ou seja, de como foi e o que aconteceu naquele tempo. Salomão se casa com a filha de um faraó. Deus aparece num sonho para Salomão e diz a ele para pedir o que quisesse e Ele daria, então o rei pede sabedoria/discernimento para governar o povo. Por isso, O Senhor o dá, e acrescenta que daria a ele riquezas e sucesso. Deus disse a ele que não haveria durante toda a vida um rei tão rico e famoso como ele. Ele construiu o templo de Salomão, no qual ficou a Arca da Aliança, recebeu ajuda de outros reis, e por muito tempo o povo de Israel não teve guerra. Enfim, o povo de Israel estava sendo feliz, não lhes faltava nada.

  Com tudo isso, Salomão no final de sua história como rei, foi realmente um homem muito sábio e soube governar com discernimento e resolver situações. Entretanto, no final ele deu uma escorregada. Como assim? Salomão foi um homem de muitas mulheres, além da filha do faraó, (naquela época era permitido) elas eram de vários povos, dentre eles: edomitas, sidônios, amonitas, hititas e moabitas. Mas O Senhor disse aos israelitas antes: ''Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.'' (1 Reis 11:2)

  Então já sabem né? No final, Salomão foi desobediente nisso. Encheu o templo de deuses, sendo corrompido. Isso trouxe consequências para ele e seu reinado, automaticamente para o povo. Mas o resultado vocês vão ficar sabendo se lerem o restante da história!

 --->  OUTROS REIS ...

de Israel: Salomão, Roboão, Jeroboão Nadabe, Baasa, Elá, Onri, Acabe, Zinri.
de Judá: Abias, Asa.
(Estes são os desse livro)

  Depois de Salomão ter desobedecido, nos próximos reinados houveram guerras e adoração a deuses estranhos pelos reis de Israel. E além disso, os reinos foram divididos em Sul (Judá e Benjamim) e Norte (as 10 tribos). Porém, sempre houve um rei descente de Davi no trono de Jerusalém, pela aliança que O Senhor havia feito com Davi! (1 Reis 29-37)


  ---> OS ACONTECIMENTOS MAIS MARCANTES (PARA MIM)

 A solução de um problema entre duas mulheres e um bebê. (1 Reis 3:16-28)

 A sabedoria e reconhecimento de Salomão. (1 Reis 4:29-34)

 A Construção do Templo. (1 Reis 5 e 6)

 O Transporte da Arca da Aliança para o Templo e a Oração de Dedicação dele. (1 Reis 8)

 O milagre do azeite através de Elias, a ressurreição de um menino, e a provisão de Deus para ele através de corvos. (1 Reis 17)

 A prova de que havia um D-s em Israel, e que Ele era o único Deus verdadeiro e poderoso. Consumindo o holocausto diante dos profetas de baal e do povo de Israel. (1 Reis 18)

 O chamado de Eliseu. (1 Reis 19: 19-21)

 Um homem de Deus, que foi enganado e acabou desobedecendo o Senhor, durante o envio de uma mensagem ao rei Jeroboão. (1 Reis 13)

 A justiça de Deus sobre o rei Acabe e sua mulher Jezabel. (1 Reis 21)


 ---> UMA PITADA DA LEITURA...

  
''Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino! " 1 Reis 17:21
''Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família. Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias. '' 1 Reis 17:15-16 
''Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! " 1 Reis 18:38-39

''Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente, bem como de toda a sabedoria do Egito. Ele era mais sábio do que qualquer outro homem, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. E a sua fama espalhou-se por todas as nações em redor. Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco. Descreveu as plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota nos muros. Também discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais que se movem rente ao chão e os peixes. Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão. Eram enviados por todos os reis que tinham ouvido falar de sua sabedoria.'' 1 Reis 4:29-34 

 REFLEXÃO

Ufa! Acabou gente. E tudo isso que coloquei aqui não é nem metade de todos os acontecimentos. Por isso, mais uma vez quero encorajá-los a lerem a Bíblia. Deus se releva a nós através da Palavra dELE também. Nesse livro aprendi tremendamente! Achava que não conseguiria entender, mas entendi. Porque a revelação e entendimento vêm do Espírito Santo! Podemos também buscar mais informações em dicionários bíblicos, pois isso ajuda maior compreensão. 

 Esse livro é maravilhoso, assim como tantos outros. Salomão foi um grande homem, apesar de sua escorregada. Mas foi usado para fazer muitas coisas em Israel, inclusive trazer paz e alimento. Outros reis sucessores erraram ainda mais, desobedecendo o Senhor e vivendo errantes na confusão de tantos deuses estranhos. Entendi mais uma vez nesse livro, que quando não temos convicção do nosso Deus vivemos vacilando, desobedecendo e buscando respostas que nos agradem e não ao Senhor. Que sejamos sábios e atentos as leis e ao que D-s diz sobre nós e para nós!


Espero ter edificado,
Deus abençoe muito vocês!

Xanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos, críticas construtivas, sugestões e pedidos de oração! Terei imenso prazer em respondê-los. Caso queira entrar em contato deixe seu e-mail no fim do comentário ou envie um e-mail para mim! Obrigada por ler esse post (: